sábado, 15 de maio de 2010

MATRIZ SWOT HABIB'S

O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras:
S trengths – forças
W eaknesses – fraquezas
O pportunities – oportunidades
T hreats – ameaças

A Matriz SWOT é uma ferramenta de gestão, muito utilizada como parte do planejamento estratégico de uma empresa. É uma forma simples e sistemática de verificar a posição estratégica do empreendimento.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.


INTERNO

»FORÇAS
· Preço
· Qualidade
· Esforço
· Promoções atrativas
· Diversificação de produtos
· Ousadia
· Investimento em tecnologia
· Programa de Treinamento interno
· Empregos diretos
· Motivação e reconhecimento do trabalho da Equipe, com planos de cargos e salários
· Fidelização dos clientes com sistema de atendimento pessoal para reclamações
· Incentivo a programas sociais
· Produção Própria
· Saúde financeira da empresa estável, sem dívidas, empréstimos

»FRAQUEZAS
· Dificuldade de centralizar o foco no cliente pelo grande número de clientes
· Dificuldade na aplicação dos conceitos que o foco é o cliente, para os funcionários
· Resistência dos responsáveis pelas finanças da rede, no que diz respeito aos preços baixos, defendidos por Saraiva

EXTERNO

»AMEAÇAS
· Busca de novos mercados em outros países, fazendo com que a distância se torne um risco para a consolidação da marca
· Competitividade com outras empresas de mesmo ramo, criando a necessidade de uma administração moderna como o Benthmaketing.
· Inovação dos produtos
· Concorrentes multinacionais
· Pouca divulgação na mídia.

»OPORTUNIDADES
· Aumentar a rede com mais franquias
· Mais opções de pratos para o almoço
· Possibilidade de expansão para o externos
· Inovação nos serviços e lançamento de novos produtos
· Marketing mais intenso
· Mercado externo.

3 comentários:

  1. Olá Vanessa!

    Tô cursando G. Comercial e farei um trabalho sobre às 5 forças de M. Porter e as informações aqui do seu blog serão muito úteis para o meu trabalho acadêmico.
    Obg,

    Ben-Hur Filho

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